SIMPLES NACIONAL – Alerta

ABIGRAF NACIONAL / COM – 076A/2017
SIMPLES NACIONAL -Alerta

Para conhecimento, transcrevemos abaixo matéria do Comitê Gestor do Simples Nacional veiculada em 23.OUT.2017 que alerta as indústrias quanto ao bloqueio na transmissão da Declaração Mensal através do PGDAS-D.

Cumpre destacar que o PGDAS-D é um aplicativo disponível no Portal do Simples Nacional que serve para o contribuinte efetuar o cálculo dos tributos devidos mensalmente e imprimir o documento de arrecadação (DAS).

Segue a matéria:
“Receita Federal alerta sobre bloqueio na transmissão da Declaração Mensal do Simples Nacional (PGDAS-D) – 23/10/2017.

Nos últimos anos, a Receita Federal vem trabalhando no combate a diversos tipos de fraudes detectadas nas informações prestadas pelas empresas por meio das declarações apresentadas ao órgão.

No caso dos contribuintes do Simples Nacional, a Receita já identificou cerca de 100 mil empresas que, sem amparo legal, assinalaram no PGDAS-D campos como “imunidade”, “isenção/redução-cesta básica” ou ainda “lançamento de ofício”. Essa marcação acaba por reduzir indevidamente o valor dos tributos a serem pagos.

A partir do dia 21 de outubro, a empresa que foi selecionada pelo sistema de malha da Receita Federal nesta situação, antes de transmitir a declaração do mês, deverá retificar as declarações anteriores, gerar e pagar o DAS complementar para se autorregularizar, evitando assim penalidades futuras, como por exemplo a exclusão do Regime. O próprio PGDAS-D apontará as declarações a serem retificadas. (gn).

SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL”

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail dejur@abigraf.org.br.

São Paulo, 24 de outubro de 2017.

This entry was posted in Sem categoria and tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.